Powered By Blogger

sábado, 15 de outubro de 2016

CAFÉ RACER NOVAMENTE 


Manhã de 21 de Agosto de 1961 , céu limpo, azul e uma pequena brisa quente própria da época, foi o que vislumbrei da janela do meu quarto ao acordar.
 Era dia de elevados valores de adrenalina, tinha combinado com o meu grupo de nos encontrar-mos no café ao fundo da rua, pois íamos desafiar o grupo das Norton.
 Éramos vistos como os meninos Top-Up, por termos motos Triton e eles as Norton.
 De salientar que as Triton eram motos híbridas pois conjugavam o melhor de duas marcas, o motor das Norton e o quadro das Triumph, mesmo não sendo uma marca própria eram consideradas as melhores.
 Eles eram conhecidos como Rockers pois quase todos tinham motos Norton julgando-se os melhores e invencíveis.
 Ambos os grupos começaram a ser apelidados pela sociedade por Café Racers, em virtude de fazermos corridas de pequenas distancias mas de grande velocidade entre cafés. Este espírito alastrou-se um pouco por todo o mundo, inclusive na Alemanha, Itália, França,etc....,sendo a sua origem britânica.
 Estamos na época dos cafés com juckbox, do casaco de cabedal, bota em pele, calça de ganga, altura essa em que os jovens para fugirem à monotonia e rotina se juntavam nesses cafés para conviverem, ouvirem musica, se divertirem, e claro está fazerem as tais corridas de moto libertando aí a sua adrenalina.


 Eram os próprios que preparavam as suas motos, dentro das poucas possibilidades financeiras que alguns pudessem ter.
 A imaginação vinha ao de cima, conjugando alguns conhecimentos de mecânica e aerodinâmica.
 Uma regra básica dos Café Racers partia por desprezar o conforto,dando sempre preferência à potência.
 Alterações efectuadas no motor como carburadores duplos permitia-lhes atingirem velocidades superiores a 160km/h, o que para a época era de se lhe tirar o "chapéu". Alteravam também as suspensões e utilizavam sempre pneus radias. Por norma, as motos eram leves com os guiadores bem curtos, depósitos grandes, o que obrigavam o corpo a ficar algo inclinado para a frente.
 Quanto aos meninos Top-Up, marcávamos a diferença pelo, já mencionado, casaco de cabedal, calça de ganga, bota em pele, luvas de pele, e os tão conhecidos óculos estilo aviador.


 A titulo de curiosidade, as motos usadas na época eram as Norton, Triumph, Triton, BSA. Sendo esta última a mais barata, pois a fábrica da mesma não era especifica de montagem de motos, mas também de fabrico de armas, carros, e bicicletas.
 Durante os anos 70 este conceito de motos alargou-se ás marcas japonesas, sendo a de referência a marca Honda.


 Passado quase cinco décadas está-se a voltar ao conceito de motos estilo Café Racer, sejam as marcas a fabricá-las sejam os próprios as transformá-las em casa.

(minha realização feita na minha garagem)

 Com este renascer de conceito têm vindo a surgir oficinas, casas, a especializarem-se na transformação e/ou personalização de motos.
 Cada vez mais vimos o aparecimento de motos de estilo Café Racer a circular, hoje em dia mais para deslocações citadinas do que propriamente para corridas.
No seguimento desta moda surgem outros estilos, como seja, o Scrambler. As Scrambler diferenciam-se das Café Racer pela possibilidade de estarem vocacionadas também para circularem em trilhos de terra batida.

Este reviver de conceito pratica uma excelente homenagem ás míticas motos que iniciaram a famosa e emblemática corrida da Ilha de Man. 

Sem comentários:

Enviar um comentário